terça-feira, 8 de abril de 2014

Missão Continental: a participação dos leigos é decisiva para renovar, dinamizar e revitalizar a vida da Igreja

Missão Continental: a participação dos leigos é decisiva para renovar, dinamizar e revitalizar a vida da Igreja



RealAudioMP3 
Cidade do Vaticano (RV) - Amigo ouvinte, a edição de hoje do quadro "O Brasil na Missão Continental" prossegue na esteira da edição passada, na qual nosso entrevistado deste dias, o diretor espiritual do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, Pe. Antônio Reges Brasil, analisando a caminhada pós-conciliar da Igreja na América Latina, abordou o tema sempre atual da formação e participação dos leigos, cuja missão na comunidade eclesial não lhe é outorgada por ninguém, mas decorre do próprio Batismo, é dom da vida batismal.

Como se sabe, a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, realizada em Aparecida, SP, em maio de 2007, deu particular atenção para a questão dos leigos e temas afins.

Doutor em Teologia Sistemática e pertencente ao clero de Pelotas, nesta edição Pe. Reges – olhando mais de perto para a sua realidade eclesial – nos conta como na diocese gaúcha já nos anos 70 se vivia a convocação que Aparecida faz aos leigos a uma plena e ativa participação na ação evangelizadora da Igreja, cujo engajamento teve origem em sua diocese, de modo particular, nas Santas Missões Populares, tendo justamente os leigos como protagonistas. Nesse sentido, Pe. Reges nos diz que a participação dos leigos é decisiva para renovar, dinamizar e revitalizar a nossa Igreja. Vamos ouvir: RealAudioMP3 (RL)



Fonte: Rádio Vaticano 

Nenhum comentário: