terça-feira, 1 de abril de 2014

Santa Missa em Ação de Graças pela canonização do Beato José de Anchieta - Apóstolo do Brasil

A  Arquidiocese de Florianópolis celebra Santa Missa de ação de graças pela Canonização do Beato José de Anchieta, no dia 02 de abril, na Capela Puríssimo Coração de Maria, no Jardim Anchieta.Após a  celebração acontece a Procissão Luminosa até a imagem do Beato, na praça central do bairro Jardim Anchieta.
 
Todos os seminaristas que estudam em Florianópolis (de todas as dioceses)  estarão presentes na celebração. Os seminaristas do Convívio Emaús estão responsáveis pela liturgia.
 
 
Serviço
Santa  Missa em Ação de Graças pela canonização do Beato José de Anchieta - Apóstolo do Brasil.
Data: 02/04/2014 
Horas: 19h30 - Capela Puríssimo Coração de Maria - Jardim Anchieta - Florianópolis
Celebrante: Dom Wilson Tadeu Jönck
 
 
Saiba mais
 
Apóstolo do Brasil
 
Nascido em São Cristóvão, Tenerife, uma das ilhas do Arquipélago das Canárias, a 19 de março de 1534, Pe. Anchieta chegou ao porto da Bahia em 1553. Tinha apenas 19 anos e vinha com as melhores disposições espirituais possíveis para exercer sua missão. O jovem José encantou-se com a Terra de Santa Cruz. Fez da conversão da gente da terra a sua meta.
Embora tão moço e não tendo ainda sido ordenado sacerdote, Irmão José era dos primeiros missionários jesuítas que se estabeleciam na nova terra. Sua meta era conquistar almas para Cristo. Da Terra de dimensões continentais em que aportou nunca mais saiu.
Sua missão no Brasil era catequizar colonos e nativos. Nesse trabalho, aprendeu com perfeição a língua tupi a ponto de escrever uma gramática da língua. Seus conhecimentos contribuíram para que Portugal vencesse refregas contra os franceses, que tentavam dominar regiões da colônia. 
Era conhecido por escrever poemas e peças teatrais na areia da praia. Morreu aos 63 anos no povoado de Iritiba (atual Anchieta), no Espírito Santo, comunidade que ele mesmo ajudou a fundar. Foi beatificado por João Paulo II em 1980.
 
Fonte: Jornal da Arquidiocese.

Os sinos do Brasil vão tocar por Anchieta dia 2 de abril

Brasília (RV) - O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convoca todas as Igrejas do país para que toquem os sinos, no dia 2 de abril, às 9h, por ocasião da canonização do Beato José de Anchieta.

Em carta, enviada aos bispos, o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, explica que será um "gesto de alegria, gratidão e comunhão por estar inscrito entre os santos, o Apóstolo do Brasil".

Durante a 52ª Assembleia Geral da CNBB, que acontecerá em Aparecida (SP), será celebrada missa em ação de graças pela canonização do beato, no dia 4 de maio, às 8h, no Santuário Nacional de Aparecida.

Celebrações por onde Anchieta passou

O arcebispo de São Paulo (SP), Cardeal Odilo Pedro Scherer, convidou o clero da arquidiocese para acolher a canonização com manifestações de "júbilo e ação de graças a Deus", pedindo que os sinos toquem, todos juntos, às 14h, por cinco minutos, ao menos. No domingo, dia 6, haverá procissão saindo do Pátio do Colégio, às 10h15, em direção à Catedral da Sé, onde será celebrada missa solene às 11h.

Em Salvador (BA), o arcebispo local e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, celebrará uma missa, às 18h, na Catedral Basílica.

Na arquidiocese de Vitória do Espírito Santo (ES) haverá missa na catedral metropolitana, às 18h do dia 2, presidida pelo arcebispo local, Dom Luiz Mancilha Vilela. Às 20h, a comunidade Shalom apresenta o musical “Anchieta para todas as tribos”. No domingo, dia 6, duas missas estão marcadas. Às 9h30, na paróquia Beato José de Anchieta, em Serra (ES), e às 16h, no pátio do Santuário de Anchieta (ES).

O arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), Cardeal Orani João Tempesta, presidirá uma missa em ação de graças na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no dia 2 de abril, às 18h.
(CM-CNBB)
Fonte: Rádio Vaticano 




Nenhum comentário: